A pronúncia de carbono - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A pronúncia de carbono

E, já agora, como se pronuncia o plural de carbono? Será carbonos com a sílaba tónica -bo- com o aberto (ó) ou com o fechado (ô)?

Obrigado pela atenção.

Lanito Molita Estudante Lisboa, Portugal 42

A respeito de carbono, adverte o Dicionário Houaiss que «esta palavra ordinariamente não se emprega no plural». Mesmo assim, importa registar que a pronúncia da forma de singular aparece transcrita com o fechado (o o de avô) em vocabulários ortográficos do segundo terço do século XX (o da ACL, de 1940, e o Vocabulário da Língua Portuguesa, publicado em 1966 por Rebelo Gonçalves).

A pronúncia com o fechado mantém-se no Brasil, como é a regra para qualquer vogal antes de consoante nasal (o n, no caso de carbono); não obstante, em Portugal, observa-se que os dicionários publicados em Portugal mais recentemente (o da ACL, o da Infopédia, o da Priberam) recomendam o o aberto no singular. Daqui se infere que, em Portugal, não invalidando a prolação de carbono com vogal tónica fechada nos dois números, a palavra é geralmente pronunciada com o aberto e mantém este grau de abertura vocálica na forma de plural ("carbónos").

Carlos Rocha