A origem dos acentos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem dos acentos

Gostaria de saber por que razão a língua portuguesa é acentuada, ou seja, qual a origem dos acentos, visto que há várias línguas que não os possuem.

Obrigada.

Lúcia Figueira Estudante Abrantes, Portugal 1K

A razão encontra-se em antigos hábitos linguísticos, que variam conforme os idiomas. Não há qualquer regra particular para o uso de acentos nuns e noutros não; em princípio, todos poderiam ter acentos ou nenhum os empregar. Assim, por exemplo, usam-se acentos gráficos em todas as línguas românicas, nas germânicas normalmente não, e nas eslavas, umas têm-nos, como o polaco ou o checo, outras não, como o russo. Das línguas designadas por clássicas, o grego tinha acentos gráficos, mas o latim não.

F. V. Peixoto da Fonseca