O topónimo Donim terá origem no nome de pessoa latino *Domninus ou na sua variante *Donninus1.
Aceita-se que este nome tenha tido uso significativo na Alta Idade Média, no noroeste peninsular, visto encontrar-se atestado em documentos asturianos do século IX e, em Portugal, pelo menos, a partir de meados do século XI2.
O topónimo foi provavelmente criado com base na forma Domnini/Donnini, genitivo do nome em apreço, subentendendo o termo latino villa. De «(villa) Domnini» ou «(villa) Donnini», evoluiu, portanto, Donim, provavelmente por queda do -n- simples intervocálico da terminação -ini, seguida de crase: Domnini/Donnini > Donĩi > Donim.
Em Portugal, com a mesma etimologia, conta-se Donim, sobre o rio Paiva, na freguesia de Alvarenga, no concelho de Arouca. Também na Galiza, com a mesma origem, regista-se Donín: um no concelho de Becerreá, na província de Lugo; e outro na Corunha, no concelho de Paderne. Trata-se, portanto de topónimos cognatos, ou seja, topónimos que evoluíram do mesmo étimo.
1 José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, 2003, s. v. Donim.O * indica que a forma apresentada não se encontra atestada nem nas inscrições nem na documentação medieval.
2 Ver Joseph-Maria Piel, "Nomes de 'possessores' latino-cristãos na toponímia asturo-galego-portuguesa", Biblos, vol. XXIII, 1947, p. 286, e Machado, op. cit.
3 Cf. nota 2.