Não é clara a origem da palavra biruta, quer esta signifique «manga cónica que indica a direção do vento», quer seja sinónimo de maluco.
No Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, considera-se que o vocábulo biruta, que recobre os dois significados atrás referidos, tem etimologia obscura, embora se indique a possibilidade de ter sido motivado como expressão de sonoridade expressiva. Contudo, em dicionários elaborados em Portugal1, atribui-se biruta ao francês biroute, que pode aplicar a uma manga cónica usada para indicar a direção do vento.
Independentemente da origem, é possível considerar que o uso de biruta na aceção de maluco se deva ao alargamento de significado de biruta, «manga cónica». Com efeito a irrequietude de quem é visto como maluco pode ser vista como o movimento de uma biruta, que se agita ao sabor do vento.
Regista-se também a forma homónima biruta, cujo significado, «apara de madeira», e origem – talvez do espanhol viruta, usado na mesma aceção – não terão nada que ver com biruta, «maluco».
1 Consultaram-se a Infopédia, o Dicionário Priberam e o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa.