A formação de biofísica - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A formação de biofísica

Gostava de esclarecer se biofísica é uma palavra formada por composição morfológica ou morfossintática. Pois com a explicação do meu livro não consegui perceber bem...

Obrigada antecipadamente.

Tatiana Moura Estudante Lisboa, Portugal 5K

Trata-se de um composto morfológico.

No caso particular de biofísica estamos perante um composto morfológico, ou seja, uma palavra que resulta da associação do radical bio- com a palavra física.

No Dicionário Terminológico entende-se por composição morfológica «o processo de composição que associa um radical a outro(s) radica(is) ou a uma ou mais palavras» (exemplos: pedagogia, suicida), assinalando-se que, «[d]e um modo geral, entre os radicais e o radical e a palavra associada ocorre uma vogal de ligação». Por sua vez, o mesmo dicionário define composição morfossintática como o «processo de composição que associa duas ou mais palavras» (exemplos: trabalhador-estudante, palavra-chave, guarda-fato). A variação em género e número destes compostos vai depender da natureza sintática dos seus elementos constituintes.

Bárbara Nadais Gama