A expressão «pura e simplesmente» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A expressão «pura e simplesmente»

«Pura e simplesmente» ou «por e simplesmente»? É mesmo essa a minha questão. Não vejo que a segunda expressão faça sentido seja em que situação for e calculo que seja uma corruptela da primeira. Agradecia por isso um esclarecimento com autoridade já que mantenho uma discussão com a namorada que está a atingir proporções dramáticas. Obrigado desde já.

João Viana Portugal 8K

A forma correcta é «pura e simplesmente», uma vez que na coordenação de derivados é possível a supressão do sufixo do primeiro termo coordenado. Repare no seguinte exemplo: «O João encontrou um corpo na estrada. Ele pura e simplesmente não fez nada.» Os advérbios puramente e simplesmente estão coordenados, e por isso é possível suprimir o sufixo do primeiro termo.

Carla Viana