DÚVIDAS

A classificação do verbo mergulhar quanto à presença e tipo de complementos

Numa consulta casual ao Dicionário Eletrônico Houaiss, peguei-me lendo todas as acepções do verbo mergulhar e notei algo que achei no mínimo curioso: na acepção 2, ele diz «afundar-se inteiramente em (água)», que é talvez o significado mais comum e utilizado do verbo, no entanto, o dicionário indica que, nesse caso, se trata de um verbo intransitivo e pronominal, dando como exemplos «mal viu o mar, mergulhou» e «os golfinhos mergulhavam(-se) com rítmica precisão».

Em outras palavras, diferentemente do que eu pensava, parece-me que o Houaiss (e também o Aurélio, pois chequei) não, digamos, "permite" o uso do verbo como transitivo indireto, muito utilizado popularmente em sentenças como «mergulhar no mar» ou «mergulhar na piscina». Afinal, no sentido de imergir-se num líquido, o mais correto é mesmo usar apenas as formas intransitiva e pronominal?

E mais: o dicionário Aurélio, embora também indique que se trata de um verbo intransitivo e pronominal se usado nesse sentido, utiliza exemplos como «mergulhou na lagoa». Como pode isso?

Resposta

Eu não diria que os dicionários em causa não "permitem" o uso de mergulhar como transitivo indirecto. O que neles se faz é considerar não obrigatório o constituinte que indica o lugar onde se mergulha. Por outras palavras, esses dicionários atestam o uso de mergulhar com constituintes que marcam lugar, mas a estes não é dado o estatuto de complementos. Não sendo complementos, trata-se de adjuntos adverbiais, e o verbo mergulhar acaba por ser classificado como intransitivo, à semelhança dos verbos nadar, correr, brincar.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa