Sendo a retórica (do latim rhetorica, -ae, do grego rhetoriké) a «arte de bem falar» e, também, o «conjunto de regras relativas à eloquência» (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa), parece ser evidente que esta arte faça parte preponderante de um discurso argumentativo.
De facto, argumentar é exprimir uma convicção ou um ponto de vista, baseados na verdade, de modo a convencer o ouvinte/leitor. É, pois, necessário apresentar um raciocínio coerente e convincente, apoiado em figuras de retórica que levem o recetor a aceitar como verdadeiro o nosso ponto de vista.
A argumentação apela não só à nossa racionalidade (ex. discurso político, sermões do Padre António Vieira), como também à nossa emotividade (ex. texto publicitário).
O texto argumentativo é, por isso, um texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor, através da apresentação de uma tese (ponto de vista), cuja veracidade deve ser demonstrada e provada através de argumentos adequados, usando a arte da retórica.
Para construir um texto expositivo – argumentativo há vários aspetos a ter em conta:
1 - Estrutura do texto/ progressão temática:
Introdução - parte inicial onde se apresenta o ponto de vista a defender, de modo claro e bem definido.
Desenvolvimento - explicitação do ponto de vista; apresentação de argumentos que provam a sua veracidade: factos, exemplos, citações, testemunhos...
Conclusão - parte final, constituída por uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento
2 - Escolha e ordenação dos argumentos:
· encontrar os argumentos adequados.
· recurso à exemplificação, à citação, às relações causa - efeito (...)
· organização dos argumentos por ordem crescente de importância.
3 - Adequação do texto ao objetivo e ao destinatário:
- · usar um registo adequado à situação e ao destinatário.
- · referir contextos/ situações que sejam eventualmente do conhecimento do destinatário.
A progressão e a articulação do texto são conseguidas, sobretudo, através do uso dos conectores ou articuladores do discurso, que vão fazendo progredir o texto de uma forma permanente e articulada, com recurso frequente aos articuladores argumentativos.