Pergunta:
Na frase «Um pedaço de terra mudou de lugar!»:
a)A forma verbal mudou é verbo transitivo indireto?
b) Qual a classificação sintática de «de lugar»? Objeto indireto? E o de?
Resposta:
«Mudar de lugar.»
Será que o verbo mudar, nesta frase, é transitivo indireto?
Transitivos são verbos de cuja grelha argumental constam, no mínimo, dois lugares (dois argumentos): um, externo, o sujeito; outro, interno, o seu complemento.
A análise sintática da frase é, pois, como segue:
Suj.: «Um pedaço de terra»; pred.: «mudou de lugar»; «de lugar»: complemento preposicionado de regência verbal (circunstancial de lugar donde). Feita esta análise, tornar-se-á mais compreensível a nossa resposta.
Considera-se, em geral, que:
– é indireta a transitividade que se realiza mediante preposição, como acontece na frase: «Um pedaço de terra mudou de lugar.»Com tais premissas, a resposta à sua dúvida só pode ser uma: sim, o verbo mudar, nessa frase, é transitivo indireto.– e que é direta a transitividade que se realiza sem recurso a qualquer preposição, assim: «João mudou a sua vida a partir daquele dia.»
Mas… a nossa noção de transitividade não é bem essa.
É inegável que tão gramatical é a frase: «Um pedaço de terra mudou de lugar» como a frase «João mudou a sua vida». Logo, o verbo mudar, como muitos outros, pode ser uma coisa e o seu contrário, ou seja, é transitivo direto e indireto.
Para nós, quanto à transitividade, os verbos são, apenas, transitivos ou intransitivos – e não andam a mudar de cara d...