Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Rui Barbosa
Rui Barbosa
577

Rui Barbosa (Salvador, 1849 – Petrópolis, 1923) foi um jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro. Em simultâneo com a sua notável atividade política, Rui Barbosa foi um dos nomes que fundou a Academia Brasileira de Letras. Enquanto escritor, fazem parte do seu espólio títulos como Mocidade e Estilo, O Papa e o Concílio, O Código Civil Brasileiro, entre outros. Mais informação sobre o autor e sua obra literária aqui: Fundação Casa Rui Barbosa. E aqui: Tempo e História, Rui Barbosa.

 

 
Textos publicados pelo autor

«A inteireza do espírito começa por se caracterizar no escrúpulo da linguagem. A vida parlamentar, a administração e o jornalismo têm sido, em toda a parte, os mais poderosos corrutores da língua e do bom-gosto. Aspirar à clareza, à simplicidade e à precisão sem um bom vocabulário e uma gramática exacta, seria querer o fim sem os meios. (...)»

 

[in Da Réplica do senador Ruy Barbosa às defesas de redacção do projecto de Código Civil brasileiro, Cf. Obras Completas de Rui Barbosa, Vol. XXIX, 1902, Tomo  IV.]