Rui Carvalho Moreira - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Rui Carvalho Moreira
Rui Carvalho Moreira
515

Juiz, escreve artigos de opinião para os jornais Público e Observador.

 
Textos publicados pelo autor
As palavras e o tempo
As línguas como visões do mundo

«Todas as línguas e dialectos acolhem uma miríade de termos que ancoram na História. Há metáforas, códigos e sinais acorrentados a povos, épocas, crenças, tradições. Nunca compreenderemos, por isso, o verdadeiro sentido de certas palavras sem pisar o seu chão, sem caminhar na terra em que foram geradas.»

Reflexões do juiz e colunista Rui Carvalho Moreira a respeito do condicionamento espacial e cultural das conceptualizações associadas às línguas e às suas palavras. Artigo publicado no jornal Observador em 19 de setembro de 2024 e aqui transcrito com a devida vénia, mantendo a ortografia de 1945, conforme o original.

A cartografia da língua
A composição do léxico português

«À semelhança das demais línguas românicas, com excepção do romeno, os elementos latinos dominam o nosso léxico, o que se deve à superioridade da civilização romana na Lusitânia e à afinidade com o celta, de que ainda há vestígios, por exemplo, na toponímia» – sustenta o juiz português Rui Carvalho Moreira num artigo publicado no jornal  digital Observador no dia 12 de maio de 2024, que detalha a contribuição de várias línguas e culturas para a formação do português, incluindo influências do latim, grego, árabe, sânscrito, chinês, japonês e outras. Texto aqui transcrito com a devida vénia, escrito segundo a norma ortográfica de 1945.