Rita Ciotta Neves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Rita Ciotta Neves
Rita Ciotta Neves
1K

Rita Ciotta Neves, professora da Universidade Lusófona, Directora da Licenciatura em Tradução e Interpretação da ULHT e de Babilónia, Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução.

 
Textos publicados pela autora

1. A importância actual do ensino das Línguas e da Tradução no Espaço Europeu

Gostaríamos de iniciar com um primeiro paradoxo, que nos vem do grande linguista americano Noam Chomsky: segundo Chomsky, apesar de existirem no mundo mais de 7000 línguas (ou muito mais se considerarmos os dialectos), o ser humano fala «uma única língua» e isso porque as diferenças entre as diversas línguas são só diferenças aparentes. No fundo, diz Chomsky, todas as línguas do mundo se baseiam num conjunto mui...