Ricardo Pais - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ricardo Pais
Ricardo Pais
1K

Ricardo Pais (Maceira, 1945) é um encenador português. Foi em Coimbra que iniciou a sua formação académica, em Direito, tendo posteriormente enveredado pelo mundo do teatro. Trabalhou na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, como professor, foi funcionário da Secretaria de Estado da Cultura e dirigiu o Teatro Nacional D. Maria II. Na sua atividade de encenador destacam-se as peças Ninguém - Frei Luís de Sousa, A Mandrágora de Machiavelli, Clamor de Luísa Costa Gomes.

 
Textos publicados pelo autor

«Rasurar a evolução de uma língua escrita por razões comerciais quando na realidade sabemos que, pelo menos no caso do Brasil de Lula, isso foi feito, em grande medida, por analfabetismo próprio é patético. Aceitar que os nossos governantes usem esse analfabetismo na lapela é aceitar que somos realmente tão pequenos como somos e isto só pode ser um projeto de desespero nacional.» O Acordo Ortográfico crit...