Ricardo Cartaxo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ricardo Cartaxo
Ricardo Cartaxo
110

Tem 53 anos e é engenheiro electrotécnico de formação. Actualmente, trabalha num centro de investigação em energia. Tem interesse pela vida das palavras: como surgem e como vêem evoluir o seu significado.

 
Textos publicados pelo autor
Imagem de destaque do artigo
Uma faceta intuitiva do mandarim e do cantonês

Como se diz em chinês – melhor dito, em mandarim, que, em termos de escrita, é igual ao cantonês –  «Cuidado!»,«dia» ou «semana»? E «sábado»? Para que queira viajar até à  República Popular da China [(RPC) chinês simplificado中华人民共和国chinês tradicional中華人民共和國pinyin*], este texto da autoria de Ricardo Cartaxo, transcrito, com a devida vénia, do blogue Certas Palavras, no dia 2 de maio de 2019. Escrito conforme a norma ortográfica de 1945.

* zhōnghuá rénmín gònghéguó