Pedro Rosa Mendes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pedro Rosa Mendes
Pedro Rosa Mendes
947

Pedro Rosa Mendes (Cernache do Bonjardim, 1968) é um jornalista e escritor português. Iniciou a sua carreira jornalística no semanário Jornal de Coimbra e integrou, depois, a equipa de jornalistas do jornal Público e da revista Visão. Colabora atualmente, como freelancer, em várias publicações nacionais e internacionais, onde se incluem Lettre International, Libération e Grand Street. Enquanto escritor publicou algumas obras, nomeadamente Baía dos tigres (1999), Peregrinação de Enmanuel Jhesus (2010), entre outros.

 
Textos publicados pelo autor
Imagem de destaque do artigo

 

Na miríade de línguas nativas, a que se soma a herança do indonésio, o português podia ser um meio de acesso à cultura universal — mas não é. Numa excelente reportagem sobre a falência do sonho timorense ("Timor-Leste, a ilha insustentável", Público, 25/11/08) Pedro Rosa Mendes refere-se a vários aspectos da estagnação social e económica deste recente país, entre eles, a questão linguística.