Pergunta:
Tinha gosto que me esclarecessem o seguinte: qual é o vocábulo usado para definir a adivinhação através de uma bola de cristal? Tenho reparado que normalmente as palavras deste tipo terminam em “mancia”, vocábulo de origem grega que significa, segundo creio, «adivinhação». Ora, se bola, em grego, se diz σφαιρα, e cristal se diz χρύσταλλος, como se poderá, a partir destes dois vocábulos, construir um termo que defina a adivinhação através de uma bola de cristal? É que não o vejo dicionarizado.
Muito obrigado. E parabéns pelo vosso magnífico site!
Resposta:
O termo correcto é cristalomancia: «adivinhação baseada em imagens que aparecem, ou se pretende aparecerem, em bolas de cristal, espelhos e objetos afins, assim como na água e outras superfícies de propriedades refletoras»; «Suposta forma de adivinhar por meio de gelo, cristal ou espelho» (Dicionário Houaiss; Priberam).
A palavra é formada da seguinte forma: cristal (do latim crystallum,i, 'gelo, cristal, vidro transparente', adaptado do grego krústallos) + -mancia (elemento de composição pospositivo, «do grego -manteía, 'adivinhação por meio de algo designado pelo precedente', como adotado em ornithomanteía,as, 'adivinhação pelo voo ou grito das aves' (português ornitomancia); seu uso em português deve ter sido desencadeado pelo francês necromancie (1546), donde o português necromancia (1670); ocorre em vocábulos de vária época, alguns já existentes em grego e latim, entre os quais: aeromancia, agromancia, aritmancia/aritmomancia, bibliomancia, brizomancia, cartomancia, cleromancia, craniomancia, dafnomancia, datilomancia, demonomancia, enomancia, geomancia, glossomancia, halomancia, hidromancia, lacomancia, lampadomancia, litomancia, nefelomancia, nigromancia, onfalomancia, onicomancia, partenomancia, piromancia, psicomancia, quiromancia, rabdomancia, rapsodomancia, salimancia, selenoman...