Pergunta:
Na frase «Ele se sentou à mesa», o verbo sentar-se é intransitivo, ou transitivo indireto? Qual seria a função sintática de «à mesa»? Poderia apresentar uma referência de algum gramático do Brasil para justificar sua resposta?
Obrigado!
Resposta:
De acordo com Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 513, «os [verbos] intransitivos expressam uma ideia completa: O menino correu. [/] A criança dormiu. [/] O velho morreu. [/] Pedro viajou.», ao passo que «os transitivos [...] exigem sempre o acompanhamento de uma palavra de valor substantivo (OBJECTO DIRECTO ou INDIRECTO) para integrar-lhes o sentido: O menino comprou um livro. [/] O velho carecia de roupa. [/] Pedro deu um presente ao amigo.»
Valerá ainda a pena dizer que, na perspectiva do Dicionário Terminológico (DT), os verbos transitivos indirectos são verbos principais que exigem «um sujeito e um complemento indirecto (i)-(ii) ou oblíquo (iv)-(v).
(ii) A prenda agradou- lhe.
(iii) *A prenda agradou.
(iv) A Margarida vai a Paris.(1)
(v) A Margarida vai lá.
(vi) *A Margarida vai.»
Ora, tendo em conta os raciocínios apresentados, no enunciado sugerido pelo consulente, sentar-se é intransitivo, pois o constituinte «à mesa» não é exigido (ou seleccionado) pelo referido verbo pronominal. Assim, a ausência de «à mesa» em nada fere a gramaticalidade da frase em análise: «Ele se sentou [à mesa].»
Deste modo, numa perspectiva tradicional da análise linguística, podemos dizer que «à mesa» é um