Paulo Guinote - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Paulo Guinote
Paulo Guinote
569

Paulo Guinote é licenciado em História e mestre em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa. Tem obra publicada na área da História dos Descobrimentos, História da Mulher e História da Educação

 
Textos publicados pelo autor
O povo

«Faz parte do “povo” quem quer e não propriamente “todos” os que partilham um determinado território, língua ou mesmo cultura», refere o professor Paulo Guinote, num texto que trata da complexidade e da ambiguidade do conceito de povo, nomeadamente no discurso político. Texto originalmente publicado no Diário de Notícias em 18 de março de 2024. 

 

Mitos úteis
Sobre os ciclos de escolaridade em Portuugal

«A questão da reformulação dos ciclos de escolaridade [em Portugal], relançada pelo Conselho Nacional de Educação, é uma questão importante e deveria ser tratada como tal, preparando-se uma eventual mudança do que existe sem ser no modo "na Europa é assim e devemos fazer igual".»

Afirmação do professor do 1.º ciclo Paulo Guinote, num texto de opinião publicado no dia 4 de março de 2024 no Diário de Notícias. Texto escrito de acordo com a norma ortográfica de 1945.