Noam Chomsky - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Noam Chomsky
Noam Chomsky
4K

Linguista e ativista político norte-americano. Completou a licenciatura e o doutoramento no que viria a designar por gramática transformacional (Transformational Analysis, 1955) em Linguística na Universidade da Pensilvânia. Os fundamentos principais desta dissertação viriam a ser publicados na Syntactic Structures, 1957, obra que marcou o nascimento do novo paradigma em linguística, após o estruturalismo, a gramática generativa. É Professor de Linguística no MIT – Faculty of Linguistics (Massachusetts Institute of Techonology) desde 1955, tendo obtido nomeação definitiva como Professor do Departamento de Línguas Modernas e Linguística (atualmente Departamento de Linguística e Filosofia) em 1961. Os seus trabalhos no âmbito da relação entre o pensamento e a linguagem lançaram as bases do mais recente paradigma em linguística, o Cognitivismo. Chomsky desenvolveu trabalhos científicos em teoria linguística, sintaxe, semântica, filosofia da linguagem. É considerado o principal fundador da gramática generativa (generativismo) e o responsável pelos seus desenvolvimentos teóricos, como a teoria da regência e da ligação, a teoria dos princípios e parâmetros, o programa minimalista, entre outras. A par da sua faceta de linguista, Chomsky é uma das figuras mais conhecidas da esquerda norte-americana, definindo-se a a si próprio como anarquista.

 
Textos publicados pelo autor
A falsa promessa do ChatGPT
Como a Inteligência Artificial codifica uma concepção errónea da linguagem e do conhecimento

«Para ser útil, o ChatGPT deve ter o poder de gerar resultados inovadores; para ser aceitável para a maioria dos seus utilizadores, deve manter-se afastado de conteúdos moralmente censuráveis. Mas os programadores do ChatGPT e outras maravilhas da aprendizagem automática (machine learning) têm tido dificuldades – e continuarão a ter – em alcançar este tipo de equilíbrio.»

Artigo dos linguistas Noam ChomskyIan Roberts e do especialista em inteligência artificial Jeffrey Watumull sobre o ChatGPT, publicado no dia 8 de março de 2023 no New York Times.