Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Moacyr Scliar
Moacyr Scliar
530

Moacyr Scliar (Porto Alegre, 1937 – Porto Alegre, 2011) foi um escritor e médico brasileiro. Enquanto médico especializou-se em saúde pública e foi, neste âmbito também, professor universitário. Enquanto escritor deixou uma vasta obra que abarca contos O olho enigmático, 1986, Pai e filho, filho e pai, 2002, romances Doutor Miragem, – 1979, Eu vos abraço, milhões, 2010, infantojuvenil Os cavalos da República, 1989, crónicas O imaginário Cotidiano, 2001 e ensaios Cenas médicas, 1988.

 
Textos publicados pelo autor

Quero começar com uma declaração de amor: escritor brasileiro, adoro a língua portuguesa, esta "última flor do Lácio, inculta e bela", de que falava Bilac, o idioma em que foram escritas tantas e tão grandiosas obras de escritores como Saramago, Cardoso Pires, Lobo Antunes, Lídia Jorge, Pepetela (para não citar os brasileiros). Para celebrar o português, a riqueza do português, a musicalidade do português, nenhum elogio é bastante.

Mas...