Manuel Villaverde Cabral - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Manuel Villaverde Cabral
Manuel Villaverde Cabral
915

Manuel Villaverde Cabral (Ponta Delgada, 1940), licenciado em Letras Modernas pela Universidade de Paris e doutorado em História na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales da Universidade de Paris I, é um investigador e professor universitário português. A sua formação e a sua experiência de vida valeram-lhe o cargo de direção da Biblioteca Nacional de Lisboa e de Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, cargos que juntou aos de investigação e docência nas mais diversas universidades portuguesas e estrangeiras. Colaborou ainda com a imprensa portuguesa e é autor de alguns livros, nomeadamente, Materiais para a História da Questão Agrária em Portugal, séculos XIX e XX (1974) e O Desenvolvimento do capitalismo em Portugal no séc. XIX (1977).

 
Textos publicados pelo autor

Artigo o publicado no jornal “Público”  de 10/02/2012, em resposta à crónica «A voz das consoantes sem voz», assinada pelo eurodeputado Rui Tavares, disponível também na recolha de textos aqui incluídos sobre a polémica à volta do Acordo Ortográfico de 1990.