Manuel Said Ali - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Manuel Said Ali
Manuel Said Ali
1K

Manuel Said Ali (Petrópolis, 1861 – Rio de Janeiro, 1953), filólogo, linguista e professor brasileiro, foi o primeiro a tratar cientificamente a sínclise pronominal ou mesóclise. Foi no âmbito das suas atividades profissionais como filólogo e linguista que publicou artigos na Revista Brasileira e obras de grande interesse na matéria, nomeadamente Compêndio de geografia elementar e um Vocabulário ortográfico (1905), Meios de expressão e alterações semânticas (1930), Acentuação e versificação latinas (1957).

 
Textos publicados pelo autor

Distingo no português histórico dous períodos principais: o português antigo, que se escreveu até os primeiros anos do século XVI, e o português moderno. A esta segunda fase pertencem já a Crónica de Clarimundo (l520), de João de Barros, as obras de Sã de Miranda, escritas entre 1526 e 1558, as de António Ferreira, a Crónica de Palmeirim de Inglaterra e outros trabalhos literários produzidos por meados do século. Robustecida e enriquecida de expressões novas, a linguagem usada nas crónicas desta...