Manuel I. Cabezas González - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Manuel I. Cabezas González
Manuel I. Cabezas González
541

Doutor en Didática das Línguas e das Culturas. Professor titular de Linguística e de Linguística Aplicada no Departamento de Filologia Francesa e Românica, na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB).

 
Textos publicados pelo autor
Os neoanalfabetos espanhóis
A falta de competências culturais e linguísticas dos universitários em Espanha

«No que diz respeito aos conteúdos culturais ou enciclopédicos, os alunos são, em geral, [...] autênticas tabula rasa. Por outro lado, e isso é ainda mais grave, os novos alunos chegam à universidade sem o conhecimento instrumental absolutamente necessário para aproveitar a sua permanência na universidade.»

Artigo intitulado Los neoanalfabetos españoles, do  linguista Manuel I. Cabezas González, criticando a situação que se vive nas universidades espanholas, onde os alunos revelam não deter as competências linguísticas e culturais requeridas, devido a uma série de fatores, entre os quais se contam, segundo o autor, as várias reformas educativas promovidas em Espanha e o acrítico consumo acrítico de conteúdos digitais, com reflexos cognitivos nefastos. Texto publicado em espanhol no jornal Diario 16 em 29 de maio de 2022 e aqui traduzido.