Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Manuel da Silva Gaio
Manuel da Silva Gaio
425

Manuel da Silva Gaio (Coimbra, 1860 – Coimbra, 1934) foi um poeta, teorizador e ensaísta português, formado em Direito pela Universidade de Coimbra. Consagrado pela sua poesia, que se situa na convergência das tendências neorrimântica e simbolista, foi uma grande influência junto de outros poetas de seu tempo. Assim, são de sua autoria Novos Poemas (1906) e A Dama de Ribadalva (1901).

 
Artigos publicados pelo autor

Uma língua, considerada no conjunto das suas palavras, pode, segundo o espírito que sobre ela e com ela trabalha, apresentar-se-nos sob dois aspectos - que definirei por meio de uma comparação. Ou é, através de páginas frias, uma coisa descolorida e pálida como um herbário, onde se dispõem plantas mortas, secas e sem perfume; ou estremece e canta como um prado onde o sol bate verdejantes, pletóricos vegetais, escorrendo seiva.