Manuel Carlos Chaparro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Manuel Carlos Chaparro
Manuel Carlos Chaparro
880

Manuel Carlos Chaparro, doutorado em Ciências de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, é jornalista e professor de jornalismo português. Exerceu estas atividades em Portugal e Brasil, país para onde emigrou em 1961. Publicou também vários livros sobre jornalismo, nomeadamente, Pragmática do Jornalismo (1994), Sotaques d’aquém e d’além-mar – travessias para uma nova teoria de gêneros jornalísticos (2001) e Linguagem dos Conflitos (2001). E é ainda autor do blog O Xis da questão, onde publica textos sobre Jornalismo, Mídia e Atualidade.

 
Textos publicados pelo autor

Brasil (em 2004), Cabo Verde e São Tomé e Príncipe (ambos em 2006) são, até agora, os três países da comunidade lusófona que ratificaram o acordo para uma nova e única grafia da língua portuguesa. Por motivos provavelmente diferentes, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste ainda hesitam na adesão ao acordo. Mas como a CPLP definiu que a ratificação em três países seria suficiente para a nova grafia passar a vigorar, o Brasil tomou a dianteira, para que em 2008 os livros didá...