Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Machado de Assis
Machado de Assis
532

Machado de Assis é considerado o maior nome da literatura nacional brasileira, foi fundador da Academia Brasileira de Letras e publicou obras, como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1889), Quincas Borba (1891) e O Alienista (1882), obras que o consolidaram como um dos grandes génios da história da Literatura.

 
Textos publicados pelo autor

Entre os muitos méritos dos nossos livros nem sempre figura o da pureza da língua. Não é raro ver intercalados, em bom estilo, os solecismos da linguagem comum, defeito grave, a que se junta o da excessiva frequência da língua francesa.

Este ponto é objecto da divergência entre os nossos escritores. Divergência digo, porque, se alguns caem naqueles defeitos por ignorância ou preguiça, outros há que os adoptam por princípio, ou antes por uma exageração de princípio.