A obra Da didática de língua(s) ao seu ensino (Pontes Editores), organizado por Luciana Graça, Matilde Gonçalves, Luzia Bueno e Eliane Lousada, investigadoras portuguesas e brasileiras, reúne um conjunto alargado de artigos que constituem estudos de homenagem ao professor Joaquim Dolz, docente na Universidade de Genebra e importante investigador na área da didática das línguas.
A publicação abre com uma introdução de Bernard Shneuwly e de Jean-Paul Bronckart, na qual os autores, também eles investigadores de renome, sublinham os passos fundamentais do percurso didático de Joaquim Dolz.
Os artigos compilados organizam-se, de seguida, em três grandes partes: I – A didática e os seus objetos; II – A didática, a divulgação científica e o letramento académico; III – A didática, os documentos oficiais e a formação de professores. As secções da coletânea de estudos permitem evidenciar como os contributos de Dolz são seminais em diferentes áreas de investigação, dialogando inclusive com outras abordagens científicas.