Kátia Bernardon de Oliveira - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Kátia Bernardon de Oliveira
Kátia Bernardon de Oliveira
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Professora na Universidade de Grenoble-Alpes (França).

 
Textos publicados pelo autor
As línguas no contexto universitário
Internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo
Por Luciane Boganika, Kátia Bernardon de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

Revista Letras Raras, periódico académico de Linguística e Literatura, do Laboratório de Estudos  de Letras e Linguagens na  Contemporaneidade, da Universidade Federal de Campina Grande, no estado brasileiro da Paraíba, dedica o seu n.º 3 de 2024 à «complexa relação entre a aprendizagem de línguas e a dinâmica do ambiente acadêmico globalizado» (Apresentação). Os trabalhos coligidos distribuem-se por diferentes áreas: «internacionalização universitária, políticas linguísticas e multilinguismo, metodologias do ensino do português como língua estrangeira, elaboração didática a partir dos estudos bakhtinianos, aprendizagem do alemão através do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), plurilinguismo e a intercompreensão de línguas românicas» (ibidem).

O presente número compreende oito artigos, na sua maioria dedicados a questões do ensino da língua portuguesa nas universidades. Segue-se uma secção preenchida com seis entrevistas feitas a investigadores e professores universitários envolvidos no ensino e na promoção do português em várias universidades francesas (ver índice).

Neste conjunto, destacam-se os textos centrados na análise da diversidade da língua portuguesa ou das opções que se perfilam para a sua didatização e para a tomada de decisões quanto ao seu ensino no mundo académico. Contudo, no contexto do debate à volta da normativização do português nos diferentes países onde tem estatuto oficial, ganha relevo especial o artigo intitulado "A importância de não ser “pluricêntrico”:...