Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Júlio Dantas
Júlio Dantas
578

Júlio Dantas (Lagos, 1876 – Lisboa, 1962) distinguiu-se como um dos maiores intelectuais do século XX. Foi médico oficial do Exército português, mas dedicou-se sobretudo à poesia, ao romance e ao jornalismo, ficando conhecido como dramaturgo com A Ceia dos Cardeais (1902). Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e embaixador de Portugal no Brasil, bem como diretor do Conservatório Nacional de Lisboa. A partir de 1922, presidiu a Academia de Ciências de Lisboa. Da sua obra, destacam-se: Paço de Vieiros (1903), O Reposteiro Verde (1921) e Abelhas Doiradas (1920).

 
Textos publicados pelo autor

[…] Recordo, com profundo respeito, a evolução, a ascensão gloriosa desta língua em que palpita e resplandece a própria alma da Latinidade. Com que ternura a vejo surgir da fala galega – primeira fonte, simples veio de água cristalina –, brincar nos versos arcaicos de D. Dinis, tão primitiva como a falariam, se a sua pedra pudesse animar-se, os reis e os apóstolos do pórtico da Glória, de Santiago! Com que desvanecimento a sinto, já corrente murmurante, tomar vulto na prosa inda bárbara de Fe...