José Neves Henriques (1916-2008) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Neves Henriques (1916-2008)
José Neves Henriques (1916-2008)
105K

Professor de Português. Consultor e membro do Conselho Consultivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Antigo professor do Colégio Militar, de Lisboa; foi membro do Conselho Científico e diretor do boletim da Sociedade da Língua Portuguesa; licenciado, com tese, em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra; foi autor de várias obras de referência (alguns deles em parceria com a sua colega e amiga Cristina de Mello), tais como Gramática de hojeA Regra, a Língua e a Norma A Regra, Comunicação e Língua PortuguesaMinha Terra e Minha Gente e A Língua e a Norma, entre outrosFaleceu no dia 4 de março de 2008.

CfMorreu consultor do Ciberdúvidas

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Um natural (ou habitante) de Hong Kong é: um hongueconguense, um hongueconguês, alguma outra expressão?

Resposta:

Se aportuguesarmos Hong Kong em Honguecongue, o natural ou habitante desta cidade pode ser nomeado de hongueconguense, à semelhança de conimbricense, macaense, parisiense, lisbonense, farense, portuense. O sufixo -ense é mais usual para formar palavras indicativas de natural ou habitante duma localidade do que o sufixo -ês, que se usa bastante para designar os naturais dum país, como português, chinês, albanês, francês, japonês, finlandês ou finês, etc.

Pergunta:

O dialecto falado na província de Guangdong, na China (e também em Macau e Hong Kong), é o cantonense ou o cantonês?

Resposta:

Das obras consultadas, nenhuma se refere ao dialecto cantonense, mas sim cantonês. Foi também esta a designação que aprendi, quando estudante universitário. Cantonense é outra coisa: «de ou pertencente ou relativo à cidade de Cantão (China). Natural ou habitante de Cantão.»

Pergunta:

Qual a diferença de utilização das palavras agiota e usurário?

Resposta:

Agiota é o que cobra um alto ágio em suas transacções de dinheiro. O ágio é a diferença que o comprador paga a mais sobre o valor nominal dum título.

Usurário é o que empresta dinheiro a juros quase sempre mais altos do que os permitidos por lei.

Na linguagem comum, é vulgar confundirem-se estas palavras e quase não se fazer distinção entre elas.

Pergunta:

Como se devem chamar os naturais de Cascais: cascaenses ou cascalenses?

Resposta:

Os naturais de Cascais denominam-se de cascalenses, porque Cascais deriva do plural de cascal (amontoado de cascas), isto é, de casca(l)es - Cascaes - Cascais.

Pergunta:

Gostaria de saber a raiz do nome de família "Marado".

Resposta:

Não se sabe ao certo a raiz deste nome de família. Diz o seguinte o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa do Dr. José Pedro Machado, a melhor obra que temos sobre este assunto: «Marado, apel.. (Correio do Sul de 21-II-1978, p.12). Ant. alc. De marado que na gíria quer dizer "morto"?»