Textos publicados pelo autor
Mau grado
Pergunta: Desejo saber qual a grafia exacta do sinónimo da locução «apesar de»: «mau grado» ou «maugrado»? Qual a sua origem e significado etimológico?Resposta: O correcto é escrevermos mau grado e não "maugrado". Eis a origem: mau, do latim malu(m), «mau» + grado, do latim gradu(m), «passo»,«posição», «postura»; «vontade».
No português antigo, significava agradecimento: «Dão mau grado a quem...
Contratualizar
Pergunta: Na cerimónia solene de abertura do ano lectivo de 1996/97, que decorreu na Escola EB2 de Alfornelos, o Sr. Ministro da Educação, eminente professor universitário, utilizou por diversas vezes o termo «contratualizar», termo que me parece ser um neologismo grosseiro, talvez mesmo um erro, o que seria inaceitável da parte do responsável máximo pela educação portuguesa. Estarei errado?Resposta: Não está dicionarizado este verbo; mas temos contratual (do francês "contratuel"). O Dicionário...
Muito mais, 1
Pergunta: Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»?Resposta: Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas.
a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar. É, pois, um advérbio.
b) Em muitas mais coisas, o elemento muitas está ligado a coisas para avultar a maior quantidade...
Recrutamento
Pergunta: É correcto utilizar a expressão «recrutamento» de formandos ou a palavra recrutamento não é a mais adequada, e nesse caso qual a palavra que devo utilizar?Resposta: O vocábulo recrutamento pertence à linguagem militar: é o acto ou efeito de recrutar, isto é, de alistar indivíduos para o serviço militar. Depois estendeu-se a outros alistamentos. Se os formandos estiverem ligados à vida militar, não fica mal o recrutamento. Em caso contrário, talvez seja preferível servir-se doutra palavra, como...
