Haia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Haia

A capital da Holanda, Haia, pede ou não artigo definido em português? Deve-se dizer «em Haia» ou «na Haia»? Tribunal Internacional «de» ou «da» Haia? E porquê?

Raul Lopes Lisboa, Portugal 3K

No que respeita ao emprego do artigo definido com topónimos, não há regra por onde nos possamos regular. Com alguns empregamos o artigo: o Porto, o Brasil, a Bélgica, a Figueira da Foz; com outros, não empregamos; Lisboa, Portugal, Moçambique, Paris; e, ainda com outros, podemos ou não empregar: moro em Parede / na Parede; em Espanha / na Espanha; em França / na França; em Haia / na Haia.

Quanto a Haia, o mais corrente é dizermos moro em Haia, Tribunal Internacional de Haia.

Na Holanda, Haia (den Haag) tem artigo (den). Talvez influenciadas por isso, há pessoas que dizem na Haia, Tribunal Internacional da Haia, etc..

José Neves Henriques