José Medeiros Ferreira - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
José Medeiros Ferreira
José Medeiros Ferreira
1K

José Medeiros Ferreira (Ponta Delgada, 1942) é um professor universitário e político português, doutorado em História Institucional e Política. Foi ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Institucional (1976 – 1978) e atualmente é professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 1999 e membro do Instituto de História Contemporânea. Publica semanalmente uma coluna no Diário de Notícias, é comentador desportivo da Antena 1, bem como na TVI24 e na SIC Notícias.

 
Textos publicados pelo autor

Fiquei genuinamente satisfeito pela atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago. Por ele e pela língua portuguesa.

Por ele: embora o personagem não me seja inteiramente simpático, e tenha detestado e combatido a sua passagem pela direcção do Diário de Notícias, confesso que há aspectos na vida dele que me suscitam um profundo reconhecimento. Desde logo pela sua afirmação cultural individual: José Saramago nada deve ao sistema escolar português selectivo, elitista e abundan...