Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
José Joaquim Nunes
José Joaquim Nunes
543

José Joaquim Nunes (Portimão, 1859 – Lisboa, 1932) foi um sacerdote católico e professor universitário que se destacou pelos seus trabalhos de lexicografia dialetal e histórica. Contribuiu para o enquadramento geral na descrição dos fenómenos da fonética histórica da língua portuguesa ao publicar vários trabalhos de lexicografia dialetal e lexicografia histórica e estudos avulsos de etimologia e de onomástica. A sua bibliografia foi, em parte, publicada na Revista Lusitana e no Boletim da Academia das Ciências de Lisboa, mas é autor de diversas monografias, entre as quais: Contos ao Lar (1888) e Compêndio de gramática histórica portuguesa (1919).

 
Textos publicados pelo autor

É impossível fixar a data do aparecimento do idioma de que hoje nos servimos e tem sido instrumento de uma brilhante literatura; tão pouco se pode determinar a época precisa em que os sons do latim popular se transformaram nos portugueses que lhes correspondem; essa transformação não surgiu de repente, mas foi-se operando lentamente. Como qualquer ser vivo que, antes de atingir a forma que o distingue dos outros, passa por fases diversas, que lhe vão alterando as feições, as línguas, antes de...