José Gil - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
José Gil
José Gil
826

José Gil (Muecate, 1939) é um filósofo, ensaísta e professor português. Estudou Matemática na Universidade de Lisboa e Filosofia na Universidade de Paris, doutorando-se nesta área. Lecionou na Universidade de Paris VIII e trabalhou como tradutor também nesta cidade. Regressou a Portugal em 2003 exercendo a atividade de professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É ainda autor de uma vasta obra publicada, destacando-se La Crucifiée (1983), Fernando Pessoa ou a Metafisica das Sensações (1987) e Portugal Hoje: O Medo de Existir (2004).

 

 

 
Textos publicados pelo autor
Por José Gil

«Além de ser afectiva, a ortografia marca um espaço virtual de pensamento. Com o AO teremos limites e contornos mais visíveis que serão muros de uma prisão», refere o autor, em artigo publicado na revista Visão (17/02/2012).