José Filipe Pinto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
José Filipe Pinto
José Filipe Pinto
441

Professor catedrático em regime de tempo integral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT). Investigador coordenador do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança (ULHT). Diretor dos mestrados em Ciência Política, Cidadania e Governação e em Diplomacia e Relações Internacionais e da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais entre julho de 2012 e 31 de julho de 2015. Académico correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e membro da Sociedade de Geografia de Lisboa.

 
Textos publicados pelo autor

«O conceito [da Lusofonia] mais óbvio é a fala em português. De um ponto de vista estritamente linguístico, poder-se-ia ficar por aí mas, obviamente, não é esse o único aspecto, embora o aspecto linguístico tenha uma evidente importância, umas vezes não suficientemente entendida e outras vezes também mal entendida. (...»

[Entrevista do então reitor da Universidade Lusófona, Fernando dos Santos Neves, em Lisboa, a 23 de Março de 2005, para a Tese de Doutoramento em Sociologia do professor universitário José Filipe Pinto.]