Jorge Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Jorge Rocha
Jorge Rocha
130

Investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Membro do Biopolis-Cibio na área da genética evolutiva humana.

 
Textos publicados pelo autor
Kwadi: uma língua perdida de Angola<br> com uma história para contar
Diversidade étnica e linguística da Província do Namibe

«Há várias razões para pensar que ainda há pouco tempo as línguas [da província angolana do Nnamibe] e as culturas locais teriam sido muito mais variadas» – escreve o biólogo e antropólogo Jorge Rocha (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) a respeito da história cultural e linguística da Província do Namibe, no Sudoeste de Angola, onde comunidades como os kwepes preservam tradições apesar das adversidades do deserto.

Neste artigo, publicado no jornal Público no dia 8 de agosto de 2024 e  aqui transcrito com a devida vénia, foca-se a língua kwadi, quase extinta, e referem-se as interações entre diferentes povos, mostrando como línguas, costumes e genes se misturam ao longo do tempo, revelando a complexidade e diversidade cultural da África Austral. O texto enfatiza ainda que a perda de uma língua é a perda de uma visão de mundo. Mantém-se a ortografia de 1945, conforme o texto original.