Jorge Miranda - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Jorge Miranda
Jorge Miranda
1K

Jorge Miranda (Braga, 1941) é um professor de Direito e jurisconsulto português. Licenciado em Direito e doutor em Ciências jurídico-Políticas, é professor catedrático das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa e autor de uma série de publicações, nomeadamente monografias, manuais, lições policopiadas e artigos científicos, salientando-se A Revolução de 25 de Abril e o Direito Constitucional  (1975), Estudos de Direito Eleitoral (1995) e Teoria do Estado e da Constituição (2002). Foi ainda eleito deputado à Assembleia Constituinte (1975 – 1976).

 
Textos publicados pelo autor

Jorge Miranda  

«Serão (… ) cumpridas as obrigações constitucionais e respeitado o direito à identidade linguística dos cidadãos portugueses?» A pergunta e resposta, inquieta, neste artigo de Jorge Miranda, publicado no jornal Público de 9-02-2023.

1.  A par das liberdades culturais (arts. 37.º, 38.º, 42.º e 43.º) e dos direitos de acesso aos bens de cultura (arts. 73.º e segs.), pode falar-se, na (…)  Constituição [portuguesa], de direitos à identidade cultural, desdobrados em três categorias:

Imagem de destaque do artigo

Não está em causa a importância do inglês mas a tendência para uma visão monolítica e imperial da sua importância.

Leio no último Expresso, de 10 de Novembro, que o ministro Mariano Gago, em encontro de professores, alunos, reitores e políticos de 27 Estados da União Europeia, realizado em Lisboa, terá proposto que o inglês se torn...