Joaquim Manuel Magalhães - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Joaquim Manuel Magalhães
Joaquim Manuel Magalhães
1K

Joaquim Manuel Magalhães nasceu em 1945 no Peso da Régua. Ensaísta e poeta, professor na Faculdade de Letras de Lisboa. Autor de duas obras críticas de referência para o estudo da poesia portuguesa contemporânea, Os Dois Crepúsculos e Um Pouco da Morte.

 
Textos publicados pelo autor

Parece que só os academicamente autorizados podem decidir sobre estas terminologias cabalísticas. Os responsáveis por um dos lugares onde a gramática é mais perdurante, os escritores, não parecem ter habilitações académicas para se pronunciar. Agustina não consta que, ainda que académica, tenha habilitações académicas suficientes. Herberto Helder não deve ter nenhumas. Um semelhante deles emitiu uma frase de que os políticos gostam e vem mais ou menos reproduzida no título do que escrevo.