Inês Ribeiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Inês Ribeiro
Inês Ribeiro
70

Natural do concelho de Tábua (Coimbra), licenciou-se em Jornalismo e Comunicação (2015-2018), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Jornalista estagiária a no magazine digital Magg, a paixão pela informação desportiva tem-na levado a desenvlover trabalho nessa área.

 
Textos publicados pela autora
Imagem de destaque do artigo
Mostramos-lhe 20 regionalismos

Do século XIX à primeira metade do século, houve grande interesse pela cultura popular. Na perspetiva dos estudos linguísticos, a dialetologia recebeu especial atenção dos vultos da filologia e linguística portuguesas deste período, como J. Leite de Vasconcelos (1858-1941). Hoje, em Portugal, apesar do processo de uniformização desencadeado pelo desenvolvimento urbano, a língua portuguesa evidencia ainda algum grau de diversidade linguística.  Sobre o tema dos regionalismos, a partir da informação recolhida junto da professora universitária e linguista Esperança Cardeira (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), a jornalista Inês Ribeiro elaborou o trabalho que adiante se transcreve e que foi publicado na magazine digital Magg em 2/05/2019.