Inês Duarte - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Inês Duarte
Inês Duarte
1K

Inês Duarte é professora Catedrática do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigadora do Centro de Linguística da UL. É co-autora da Gramática da Língua Portuguesa (Caminho, 2003). Área de Investigação: Sintaxe Comparada, Linguística Portuguesa, Linguística Educacional.

 
Textos publicados pela autora

Contributo para uma polémica desencadeada por Vasco Graça Moura sobre o papel dos linguistas na elaboração dos programas de Português

As ciências modernas contam-se entre os mais notáveis triunfos e tesouros culturais da humanidade. Como outros, merecem (...) um tratamento escrupuloso e respeitador. Noam Chomsky

1. "Os linguistas têm ódio à literatura"

Uma nova resposta a Vasco Graça Moura, nesta polémica sobre o ensino do Português

Inês Duarte

Lamentavelmente, no espectáculo encenado pelo dr. Graça Moura, os linguistas e quaisquer outros intelectuais com um pingo de rigor e honestidade científica seriam um erro de "casting". É que o ensino do Português é um tema demasiado sério para um guião elaborado com tanta leviandade, paroquialismo e arrogância.