Helena Carvalhão Buescu - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Helena Carvalhão Buescu
Helena Carvalhão Buescu
971
 
Textos publicados pela autora

É lamentável que a doutoranda que assina a carta, “Piruetas argumentativas” publicada em 1 de Dezembro, apenas por ter podido ler uma opinião (fundamentada e, quer ela queira quer não, argumentada) diferente da dela, tenha resvalado, por deficiência de argumentos, para insultos que incluem expressões como “tretas”, “reacções paranóicas” e “manias da perseguição”. Neste caso nem se trata de piruetas argumentativas, porque não existe aqui vislumbre, sequer, do que significa argumentar.

1. Não estaríamos a ter esta discussão pública, e eu não estaria a intervir nela, se a Nomenclatura Gramatical Portuguesa de 1967 tivesse sido substituída por uma Terminologia Linguística em 2006. É bom que haja consenso, no interior de uma comunidade especializada, sobre a terminologia e os conceitos que utilizam. O problema (e ele não pode nem deve ser escamoteado, porque é de fundo) começa no momento em que uma Nomenclatura Gramatical Portuguesa é substituída por algo que se auto-in...