Guilhermina Jorge - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Guilhermina Jorge
Guilhermina Jorge
657
Doutorada em Linguística Aplicada, investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, na área da Tradução. Coautora do livro Dar à Língua – da comunicação às expressões idiomáticas.
 
Textos publicados pela autora
Dar à Língua
Da comunicação às expressões idiomáticas
Por Guilhermina Jorge, Suzete Jorge

Tratando-se de uma edição relativamente antiga – Cosmos, 1997 –, de menos de 150 páginas, a relevância deste livrinho da autoria de Guilhermina Jorge e Suzete Jorge não é tanto a seleção feita de expressões idiomáticas, matéria profusamente abordada tanto em Portugal como no Brasil. O que o torna uma pequena preciosidade é como as apresenta – do discurso quotidiano ao literário, da publicidade à chamada língua de trapos, do calão aos provérbios e expressões mais populares da língua portuguesa.

 Dar à Língua – da comunicação às expressões idiomáticas estrutura-se em três capítulos. Segundo a categoria temática correspondente, 24 ao todo, com um curto texto de contextualização em cada uma delas e ordenados por ordem alfabética os respetivos idiomatismos, na primeira parte; exercícios de compreensão, de restituição, de contextualização, de modificação [ou] de tradução intralíngua, na segunda; e, finalmente, um índice  também por ordem alfabética, de todas as expressões idiomáticas, com o devido significado, que compõem o «caderno», como preferem chamar-lhe as autoras, na introdução ao seu trabalho. De assinalar, ainda, a inclusão de uma excelente Bibliografia com uma vintena de obras e autores consagrados nesta temática, nos dois lados do Atlântico.

Alguns exemplos mais sugestivos e respetiva...