Francisco Louçã - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Francisco Louçã
Francisco Louçã
645

Professor universitário e político português (antigo dirigente e fundador do Bloco de Esquerda), autor, entre outras obras mais recentes, de A Dividadura e Isto é um Assalto (Bertrand, 2012 e 2013), ambos com Mariana Mortágua, Os Burgueses (Bertrand, 2014, com J. Teixeira Lopes e J. Costa) e A Solução Novo Escudo (Lua de Papel, 2014, com João Ferreira do Amaral).

 
Textos publicados pelo autor
Imagem de destaque do artigo

A propósito da vitória do cantor português Salvador Sobral no festival Eurovisão 2017 – a primeira de um representante de Portugal, cantando no nosso idioma –, pergunta o autor, no artigo que a seguir se transcreve na íntegra, publicado no jornal Público do dia 19 p.p: «(...) Como se vence cantando em português? O que é o mesmo que perguntar, o que nos diz a nós e porque é que também diz a tanta gente que não sabe a língua?»