Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Fidelino de Figueiredo
Fidelino de Figueiredo
403

Fidelino de Figueiredo (Lisboa, 1889 – Lisboa, 1967) cursou em ciências Histórico-Geográficas, no Curso Superior de Letras e foi político, hispanista, historiador e critico literário português, que se destacou pela sua faceta de ensaísta e intelectual cosmopolita. Fez investigações nas áreas da cultura e da literatura que são importantes para a compreensão da literatura de língua portuguesa. Colaborou em diversas revistas, nomeadamente Serões (1901-1911), Feira da Ladra (1929 – 1943) e Anais das Bibliotecas, arquivo e museus municipais (1931-1936).

 
Artigos publicados pelo autor

Sempre houve, desde o século XVI até ao realismo, grande amor à língua, à sua pureza e ao seu enriquecimento; abundam os pleitos sobre estilo e muitos foram os autores que fizeram declarações enfáticas de sacrificar a esse culto da sua linguagem a maior divulgação que lhes daria o uso da castelhana, entre eles António Ferreira e Frei Bernardo de Brito, como também houve os que souberam tornar-se clássicos tanto na portuguesa como na castelhana. Mas esses desvelos visavam à criação de um estil...