Textos publicados pela autora
A pronúncia de valete
Pergunta: Gostaria de saber se na palavra valete o a é aberto ou fechado. Muito obrigado.Resposta: Tendo como referência transcrição fonética da palavra valete [vаlɛt(ə)] do Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (2010), o a da antepenúltima sílaba é aberto, mas não tónico (o que implicaria a presença do acento gráfico), sendo a penúltima sílaba a tónica (valete).
Se se tratasse de um a fechado, a sua transcrição fonétca estaria representada pelo sinal ɐ....
A transcrição fonética das fricativas j e g ( som j)
Pergunta: Como é que fica o som J nas transcrições fonéticas? Exemplos: abranger ou João.Resposta: Nas transcrições fonéticas, o som das consoantes g e j nas palavras abranger [ɐbrɐ̃Ʒеɾ] e João [Ʒwɐ̃w̃] é representado pelo sinal [Ʒ], que, nestes casos, se trata de consoantes fricativas palatais (tal como sucede em já, gelo, genro).
Distinto deste som fricativo palatal é o da consoante oclusiva g de gato, agora, frango, que é representado pelo...
As sílabas das sequências de vogais: rainha, planícies e dormiam
Pergunta: Gostaria de saber como fazem a divisão silábica das seguintes palavras: rainha, planícies e dormiam.Resposta: As três palavras têm em comum a sequência de vogais, o que provoca dúvidas a nível da sua soletração, a base da divisão silábica, dificultando a identificação e delimitação das sílabas, pois, nestes casos, essa tarefa nem sempre é intuitiva.
Por isso, não podemos deixar de ter em conta as regras da divisão silábica previstas no ponto 4 da Base XX, do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990, que...
Sobre o topónimo Cete (Paredes, Portugal)
Pergunta: Gostaria de saber se é possível esclarecer-me sobre se o nome da terra onde vivo se escreve Cête ou Cete.
É uma freguesia do concelho de Paredes, no distrito do Porto.Resposta: O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (vol. I, Lisboa, Liv. Horizonte, 2003, de José Pedro Machado), regista Cete como nome de dois topónimos que se distinguem na pronúncia:
— Cete, topónimo de Paredes, que evolui de Cety (em 924) e de Ceti (em 1258) que talvez tenha a sua origem no genitivo do antropónimo Ceto, escrito Seto em...
Sobre talismã
Pergunta: Gostaria de conhecer a etimologia (origem e evolução histórica) e os significados da palavra talismã.Resposta: Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, a palavra talismã deriva «do francês talisman, que, por sua vez, provém do árabe Talāssim, plural de Tilasm, «talismã, encanto», vocábulo estrangeiro, tomado, segundo parece, do grego bizantino télesma, «cerimónia religiosa», derivado de teleîn, «cumprir, fazer um sacrifício».
Relativamente aos significados de...
