Edson Athayde - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Edson Athayde
Edson Athayde
3K

Edson Athayde (Rio de Janeiro, 1966) é um publicitário brasileiro radicado em Portugal desde 1991. Foi vice-presidente da agência Young & Rubicam Portugal em 1993 e em 1995 foi o responsável de marketing do governo socialista de António Guterres. Até 1998, foi administrador do Diário de Notícias e, a partir daí, tornou-se presidente da FCB – Foote, Cone & Belding Portugal. É diretor do departamento criativo da empresa Olgivy desde 2005 e, dos seus vários livros sobre publicidade e marketing, destaca-se A Balada do Yupiie Louco (1997).

 

 
Textos publicados pelo autor
Num território de ninguém...

«Desde muito cedo aprendi que a língua é viva. Talvez os meus professores fossem anarquistas e quisessem destruir tanto o Brasil como Portugal através da fala e da escrita. Cresci a acreditar que as vírgulas não foram feitas para envergonhar ninguém, que os acentos são apenas sinais gráficos a tentar simular a linguagem oral e pior do que escrever errado é ser analfabeto de pai e mãe.»

 

* Crónica do publicitário brasileiro Edson Athaíde, transcrita a seguir, com a devida vénia, Diário de Notícias do dia 14 de Fevereiro de 1999, acusado de ser puxa-saco (lambe-botas) pr ecvrever «coisas como "tipo", "se calhar", "casa de banho"» e vitar os gerúndios.