Demóstenes Torres - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Demóstenes Torres
Demóstenes Torres
976

Demóstenes Torres (Anicuns, Brasil, 1961), formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, é um procurador e político brasileiro. Foi presidente da comissão de Constituição e Justiça do Senado, e foi com este cargo que participou no I Congresso Mestiço Brasileiro, discutindo temas como o Estatuto da Igualdade Racial e o sistema de cotas em universidades públicas. A partir de 2012 reassumiu um cargo que já tinha ocupado, o de procurador no Ministério Público de Goiás.

 
Textos publicados pelo autor

Caso o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, tivesse ouvido a voz de Padre Antônio Vieira, especialmente o Sermão de Santo Antônio aos Peixes, não teria cometido a insolência de pretender a tutela da língua portuguesa. Vieira é preciso: «O leme da natureza humana é o alvedrio, o piloto é a razão. Mas quão poucas vezes obedecem à razão os ímpetos precipitados do alvedrio?»