Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
D. Duarte
D. Duarte
587

D. Duarte (Viseu, 1391 – Tomar, 1439), conhecido pelo cognome “o Eloquente”, foi o décimo primeiro rei de Portugal, tendo subido ao trono em 1433. Durante o seu reinado, D. Duarte continuou as ações propostas por seu pai, D. João I, e mandou proceder à compilação de toda a legislação do reino. Também prosseguiu com a expansão marítima, sob a influência do Infante D. Henrique, destacando-se, neste domínio, Gil Eanes, que em 1434 dobra o Cabo Bojador. Foi também, neste reinado, que se deu a conquista do norte de África.

 
Textos publicados pelo autor
Por D. Duarte

Primeiro: conhecer bem a sentença do que há-de tornar, e pô-la inteiramente, não mudando, acrescentado, nem minguando alguma coisa que está escrito.

O segundo: que não ponha palavras platinadas, nem de outra linguagem, mas tudo seja em nossa linguagem escrito, mais achegadamente ao geral bom costume do nosso falar que se pode fazer.