Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
D. António Pinheiro
D. António Pinheiro
638

D. António Pinheiro (Porto de Mós, 1520 - Lisboa, 1582), apelidado de “Cícero Português”, distinguiu-se como homem das letras, prelado e conselheiro. Reformou a Universidade de Coimbra e deixou diversas obras, entre as quais: Tratado sobre os Salmos, Da Eloquência da Língua Portuguesa, Comentários de Quintiliano, Das coisas Antigas de Portugal.

 
Textos publicados pelo autor

Desagradecidos Portugueses, e desnaturais, são os que, por desculparem sua negligência, culpam a pobreza da língua. Bem sei que se na minha eloquência lançarem prumo, que lhe acharão poucas braças; mas nunca tão desleal serei à terra que na vida me sustém, e na morte consigo me há-de abraçar, que por me escusar a acuse, e por me livrar a condene...